A SignWeaver
Uma forma de integrar os surdos. mudar o mundo. transformar vidas. difundir conhecimento.
Atualmente o surdo está sistematicamente excluído da academia e do mercado de trabalho por não existirem cursos preparados na Língua Brasileira de Sinais ( Libras). A dificuldade na formação de cursos em Libras, muitas vezes está ligado ao demasiado escasso número de sinais terminológicos em todas as áreas do conhecimento científico. Para isso, SignWeaver, startup social, cria terminologia, em Línguas de Sinais, para conceitos técnicos e científicos e utiliza esta terminologia criada na formação de cursos bilíngues (Libras/Português) para a formação e capacitação de alunos surdos e ouvintes, deixando-os preparados para o ingresso no mercado de trabalho ou em cursos técnicos ou de graduação.
Quem Somos
Somos a SignWeaver, uma startup social. Nosso modelo de negócios está baseado na criação de cursos de capacitação para surdos abordando as diversas áreas do conhecimento. Os cursos, além de viabilizar a criação de neologismos terminológicos, possibilitam a ampla utilização dos termos e a ampliação do vocabulário técnico-científico em Libras, beneficiando todo a comunidade surda. Os cursos são desenvolvidos por profissionais qualificados e ofertados de forma online e ou presencial.
Para a criação de terminologia, a SignWeaver, vale-se de algoritmos de Visão Computacional (V.C.) e Processamento de Linguagem Natural, validados por teorias linguísticas. Os sinais são criados a partir da demanda dos cursos produzidos e são validados por um comitê de profissionais. A terminologia criada para cada curso é disponibilizada pela SignWeaver para que intérpretes e surdos possam consultá-la posteriormente.
Nossa História
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2017
O projeto Terminus é selecionado para o programa de aceleração de startups surgindo assim a SignWeaver
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2015
O projeto Terminus recebe MENÇÃO HONROSA - INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO no PRÊMIO MINEIRO DE INOVAÇÃO, promovido pela Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais, em parceria com o Governo de Minas Gerais e com a Fiemg.
Carlos Carneiro, como bolsista de iniciação científica, orientando do Prof. Flávio Cardeal do Curso de Engenharia de Computação desenvolve um avatar sinalizador de Libras em seu TCC de Graduação.
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2013
Em agosto é realizada a primeira reunião com o Prof. Flávio Cardeal com o objetivo de promover a aceleração da produção terminológica em língua de sinais.
Em setembro, o aluno de doutorado, Celso Souza, orientando do Prof. Flávio Cardeal, assume o desafio de desenvolver, em seu projeto de tese, o gerador de sinais terminológicos
O projeto Terminus foi selecionado para o Programa de Incentivo à Inovação (PII – INOVA-UFMG). Neste ano, o projeto foi premiado diversas vezes.
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2011
Com o objetivo de validar os dicionários, a Profª Vera Lúcia de Souza e Lima iniciou o doutorado em Linguística Aplicada aos Estudos do Léxico na FALE/UFMG, orientada pela Profª Maria Cândida Trindade Seabra.
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2010
Em 2010 ocorreu o primeiro curso de Desenho Arquitetônico, além de nove publicações nas áreas de Engenharia e Linguística. Dos 20 alunos presentes no curso, 8 ingressaram em universidades e 2 conseguiram vagas no mercado de trabalho, ou seja, a primeira capacitação teve uma taxa de sucesso de 50%, mesmo sem infraestrutura adequada e com baixo investimento financeiro, sendo a equipe constituída por seis bolsistas, intérpretes e coordenadora. Neste ano, o projeto foi contemplado com a Comenda Selo Escolas-Irmãs 2010 Programa Escolas-Irmãs, Gabinete Pessoal da Presidência da República - Palácio do Planalto.
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2009
As atividades são continuadas, sendo que neste ano é acrescentado o projeto de pesquisa “Estudo do Desenho Universal sob a ótica da Sustentabilidade”. Neste ano, a equipe contou com seis bolsistas, intérpretes, e a coordenadora, que recebeu dois prêmios pelo trabalho até então desenvolvido:
1. 1º Encontro de Jovens Pesquisadores - Construção de um glossário técnico para adequação da linguagem instrumental em Libras, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – Cetec;
2. "Sociedade e Cidadania" conferido ao Manual de Ensino de Desenho Arquitetônico para Surdos, CEFET-MG.
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2008
O projeto Terminus é iniciado com o desenvolvimento de dois projetos de pesquisa: a Criação de Glossário Terminológico de neologismos em Arquitetura; e a Criação de um Manual de Ensino de Desenho Arquitetônico bilíngue, sendo que a Metodologia começa a ser desenvolvida neste mesmo período. A coordenadoras Profª Regina Célia Leite e Profª Vera Lúcia de Souza e Lima começam dois projetos de pesquisa que contou com quatro bolsistas do ensino médio, da Escola estadual Maurício Murgel. Nesta fase, foram criados trezentos termos de desenho arquitetônico.